quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Perspectivas!


Ultimamente este tema tem sido recorrente.Aliás, é-o nas nossas vidas. Tudo gira à volta de decisões que condicionam o nosso presente.Opções que decidirão o rumo a tomar, mesmo que muitas vezes não sigam o caminho desejado ou os objectivos pretendidos. Não pretendo falar especificamente das consequências que as nossas atitudes, as nossas escolhas concretizam. O que tenho neste momento em mente é a forma como o fazemos. A perspectiva!

Sou uma pessoa confiante e quem me conhece sabe disso. É a melhor defesa que já encontrei em 23 anos de existência. Já me valeu de muito, mas há que ser ponderante. Não nos devemos levar por facilitismos (passo a vida a dizer isto!) e esse sentimento facilmente transpõe a barreira e torna-se excessivo. Ora, há que por na balança uns pozinhos de realismo. E agora é que vem a parte tramada: o seu limite é então o pessismo!

Esta abstracção toda para, simplesmente, afirmar de que sou da opinião de que mais vale ser pessimista, aguardar por más notícias, preparar-me para o pior, ao invés de tombar com um choque que não se esperava. Odeio que me digam: "vai correr tudo bem!". Odeio! Bem sei que as intenções são as melhores, bem sei que o objectivo é dar animo e mostrar interesse e preocupação pelo outro mas irrita-me. Não vai ficar tudo bem! Não vai! E quem o afirma não sabe a resposta! Não devemos perder a esperança, mas esta também não é a última a morrer,lamento! 

A minha perspectiva é recorrentemente negativa, nos mais variados aspectos da vida, só para poder sentir uma maior prazer se o resultado for bom, e não ficar expectante em vão caso "dê para o torto"...
Se isso acontecer, a perspectiva muda (serei bipolar? :p) e tenta-se endireitar seja aquilo que for.

Um problema? Tem solução? Sim: luta-se! Não: segue-se em frente!
Será esta uma perspectiva optimista? Em que é que ficamos?

Perspectivas...

(vou ali internar-me e já volto ) :p

1 comentário:

F. disse...

Eu tb sou muito pessimista, mas gostava de ser optimista.. Acho que quem é optimista tb chama mais a "sorte".. Mas o país em que vivemos tb não nos dá muitas oportunidades de sermos optimistas!

xoxo F.